
“... O povo inglês julga-se livre, mas se engana. Ele só é livre no momento da eleição dos membros do Parlamento;. Logo depois que ele é eleito, o povo é escravo, é nada...”
Jacques Rousseau _Contrato social_
Não vejo motivo para preocupações com as eleições que se aproximam, pois na realidade a democracia no Brasil é uma utopia, é algo para acalmar os ânimos da população referente a sua dura realidade, dar-lhes esperança de que novos tempos virão, e que tudo pode mudar. O sentimento de mudança é confortante, e inspira o plebeu a aguentar os males de sua dura vida em prol de uma mudança improvável.
O povo não deveria se preocupar com política somente nas vésperas de eleições, quando se tem uma constituição tão bela ao seu lado, mas sim o tempo todo, o povo deveria investigar se seu candidato está trabalhando, se está cumprindo suas propostas, enfim se preocupar com política após a eleição, no seu período de maior importância, o decorrer do mandato. O dever do povo seria cobrar dos eleitos, pois o verdadeiro poder emana do povo, e o poder que o político eleito tem é meramente representativo. O povo tem o insatisfeito direito de cobrar, exigir, ou até mesmo depor um representante que não cumpra com o prometido, entretanto o que se vê é que ano após ano a ladainha se repete, o político engana, mente, rouba, e a população nada faz.
E o escândalo do mensalão, será se não houve provas mesmo de que existia? Onde será que se encontram os culpados? E o “juiz lalau”, como era mesmo o nome dele? E de quem é a culpa disso tudo? E porque não colocar a culpa no próprio povo, afinal isso é uma democracia, o povo tem o poder de colocar os seus assim como tirá-los. Claro, é bem mais trabalhoso ser um cidadão ativo político-socialmente, mas é essa atividade que faz a população forte, que faz os políticos temerem o poder do povo, e assim trabalharem para ele. A carga tributária do Brasil é maior de que de vários países desenvolvidos, e ainda assim temos índices de desenvolvimentos bem menores devido ao câncer da corrupção, mas o povo nada faz, não há uma mobilização eficiente seja por ignorância seja por outro motivo qualquer.
Os esclarecidos, claro, ficam indignados, mas como são minoria dentro desse país, nada fazem e há pouco o que possam fazer em face a regra geral do conformismo, os menos favorecidos, quando tomam ciência do ocorrido, muitas vezes não sabem nem do que se trata de fato e acabam por ir junto com a imposição da mídia. É tudo uma grande conspiração e o que se pensa ter direito sobre é uma farsa. O país que se diz democrático e ainda tem voto de cabresto e trabalho escravo, o país que se diz democrático e tem altos índices de analfabetismo, o país que se diz democrático e que milhões não sabem nem o que significa democracia. O país que tem políticos com interesse em manter uma educação de má qualidade, pois com este tipo de educação eles crescem, e ficam mais ricos com a falta de conhecimento do povo. O país dos desmemoriados, do descaso, do abuso de poder, o país onde é mais fácil e cômodo chamar todos os políticos de ladrões em vez de lutar por eles.
(imagem google)
(texto por Fernando Lacerda)
(texto por Fernando Lacerda)

"Claro, é bem mais trabalhoso ser um cidadão ativo político-socialmente, mas é essa atividade que faz a população forte, que faz os políticos temerem o poder do povo, e assim trabalharem para ele."
ResponderExcluirVejo que não saiu da linha de culpar o povo por ter a vida que tem, mass meio que tira os esclarecidos da fogueira, não entendi o por quê, eles nada podem fazer, como não. Eles tem que cumprir o seu papel de cidadãos bem esclarecidos e cobrar, divulgar, conversar, esclarecer os otros e mobilizar, se nós pessoas esclarecidas não fizermos nada, aí é que o brasil não vai pra frente.
Bjoss
vejo que me interpretaste mal, quando "tiro os esclarecidos da fogueira" não é por não haver o que fazer mas sim pois mesmo que seja feito não implicará em sérias mudanças, isso por que vejo a democracia brasileira como uma farça, é na realidade uma aristocracia, e assim tudo se torna parte de uma grande conspiração. Parece uma idéia insana, mas é só tentar fazer algo pela sociedade que se encara o verdadeiro sistema, e se esse ato benéfico implicar em perda de espaço para os poderosos, o autor de tal ato terá um fim um tanto trágico como vários exemplos já citados(isso já no pós-ditadura).
ResponderExcluir