quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Democracia e culpa

“... O povo inglês julga-se livre, mas engana-se. Ele só é livre no momento da eleição dos membros do Parlamento; Logo depois que ele é eleito, o povo é escravo, é nada...”

Jacques Rousseau _Contrato social_

Neste momento de movimentação para as eleições que estão por se aproximar, pouca preocupação da parte do povo se nota, mas sim da parte dos candidatos.

Todos nós sabemos quais os interesses de tais candidatos. As questões aqui são: Porque o povo, não se preocupa com a política? Porque ele não se preocupa com quem vai assumir o poder? Porque existem muitas pessoas que ainda se dizem apolíticas? O que pensam estes despreocupados em relação a essa movimentação toda?

A facilidade que se tem em falar, ” todos os políticos são corruptos”, “ Eu odeio política”, “Todos são ladrões” é tão notória, e mais notória ainda é a dificuldade em responder o por quê disto.

E porque não colocar a culpa no próprio povo, afinal isso é uma democracia, o povo tem o poder de colocar os seus representantes no poder, e por conta da ignorância da população, da não fiscalização, do descaso , da não preocupação ( até quando o problema não bate à sua porta), dos apolíticos, dos desmemoriados( daqueles que não lembram qual foi o último, candidato que votou, ou o porque votou nele). Ora, você não se sente culpado?

Se isso é uma democracia, e nós temos o poder. Temos o dever de supervisionar o que o nosso representante anda fazendo, temos o dever de cobrar suas propostas e mais ainda de exigir transparência das suas ações. O grande problema é que não lembramos quais são estas, melhor dizendo muitos não sabem nem se foi proposto algo.

Será que o que fazemos é o certo? Entregar o poder a alguém de olhos fechados? Sem questionar, sem propor, sem ajudar, sem exigir. Será que falar pro seu vizinho, o quanto aquele candidato é safado vai resolver algo? Hoje o que o mundo precisa é de mudança, por isso conjugue e viva o verbo MUDAR.

[Daiane Cristina Aquino Silva]
Imagem: Google.com

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Deus existe(?)


As vezes posso me vê acreditando na existência de Deus, e porque não?
Ora, será que Deus não existe mesmo?
Será que ele não está lá, ou aqui, ou em todos os lugares, com toda a sua onipresença?
Será que ele não está com seu ar superior (no bom sentido é claro) olhando por todos( ou para todos)?
As vezes penso que se Deus existe, as pessoas fazem mal juízo sobre Ele, pois se Ele existe, não existe como todos pensam.
Deus não deve ser esse poço de hipocrisia que pintam por ai.

Ele não deve querer que ninguém seja um santo, por exemplo, não creio que Deus realmente se preocupe se fazemos ou deixamos de fazer sexo somente depois do casamento.
Não acredito que Deus esteja de acordo com o deixar de salvar uma vida, doando um pouco de nós. ( no sentido de sangue e órgãos). O sangue e seus componentes são vida, e continuaram vida após uma transfusão ou uma doação.
Não acredito que Deus não aprovaria a união de pessoas que se amam( no sentido de unir-se de acordo com sua fé) porque seu parceiro é estéril, ou porque ele é do mesmo sexo. No amor, quem já amou ou ama, sabe que ficar junto é o mais importante.

Tenho certeza que Deus não possui terrenos no céu, esperando que nós sejamos assim, ou assado, pra possuí-lo, ou mesmo comprá-lo para residir depois da morte, se bem que quando ouço falar disto, mas me parece uma piada do que outra coisa.
Eu acredito que Deus não castiga ninguém. Ora, não acho que Deus seja alguém que não perdoe ou que se vingue,tais sanções que me vem a cabeça, postas pelas pessoas que julgam Deus como o responsável, posso até está errada, mas sempre me vem como vingança. Deus como dizem as pessoas é puro amor e por tanto, não deve querer ver sofrer as pessoas, não por suas mãos é lógico.
Deus com certeza não manipula ninguém. Se assim o fizesse seria como se nós fossemos brinquedos dele, e também o que justificaria que existissem pessoas que não acreditam na existência de Deus? Creio que se Deus nos manipulassem ele não admitiria que pessoas não acreditassem nele.
Mas não tenho certeza de sua existência, isso que falei não prova que Deus existe, mas sim que Deus não existe como dizem as pessoas.
[Daiane Cristina Aquino Silva]
imagem: Google.com